Eventos
Eventos em:

Rio de Janeiro Ciclo de Debates: O Relato Integrado e a mudança no mercado

O Relato Integrado e o Mercado: uma visão abrangente

A ANEFAC Rio de Janeiro, o BNDES e a Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado convidam para um Ciclo de debates sobre o Relato Integrado e seus impactos no Mercado, tanto para empresas privadas quanto para as empresas públicas, que também deverão se adequar por conta da Lei 13.303.

Serão abordados temas como os desafios da gestão integrada, como se preparar para a implantação, oportunidades e benefícios do Relato Integrado, Governança Corporativa, Governança nas Estatais e a Lei 13.303, haverá ainda a apresentação de cases, entre outros assuntos.

Esse evento será dividido em dois momentos, um que acontecerá dia 18 de julho e o outro no 19 de julho. Neste haverá a participação do CEO do International Integrated Reporting Council (IIRC), Richard Howitt, que irá apresentar as tendências internacionais do Relato Integrado.

Principais tópicos que serão abordados:
- O Relato Integrado e o valor das empresas;
- O Relato Integrado e o futuro;
- Relato Integrado e o Mercado: desafios e perspectivas.


AGENDA PARA O DIA 18 DE JULHO:

- 09h00 - Credenciamento / Welcome Coffee

- 9h30 – "O Relato Integrado e o futuro"
Vania Borgerth - Comissão Brasileira do Relato Integrado/BNDES/ANEFAC
Richard Howitt- CEO do International Integrated Reporting Council - IIRC
Lisa French – Diretora Técnica do IIRC

- 10h15 – palestra 1: “O Relato Integrado e seu Legado – Uma Gestão Integrada”
M. Angélica Costa - ANEFAC


- 11h15 – palestra 2: “Governança e Transparência no Relato Integrado”
Vera Elias – ANEFAC/IBGC
Christina Barbosa FGV/ByConn

- 12h00 – Abertura para perguntas

- 12h30 – Almoço

- 14h00 – palestra 3: “Governança e Transparência – Case da LIGHT”
Regiane Abreu - LIGHT

14h45 – palestra 4: “Governança nas Estatais e a Lei 13.303”
Renata Novotny – Novotny Advogados
Rafael Ney – Novotny Advogados

- 15h30 – intervalo

- 16h00 – Mesa Redonda 1: “O Relato Integrado nas Estatais”
- A visão do Regulador
- A visão das empresas
(Humberto Mota Filho e Luiz Augusto Figueira - BNDES)

- 17h00 – Abertura para perguntas

- 17h30 – Encerramento


AGENDA PARA O DIA 19 DE JULHO:

- 9h – Recepção / Welcome Coffee

- 9h30 – palestra 5: “A jornada da implantação do Relato Integrado”
Heloisa Rizzo - BNDES

- 10h – palestra 6 : “O Relato Integrado e o valor das empresas”
Ana Cristina França – APSIS/ANEFAC
Leonardo Pereira – ex-Presidente da CVM

- 11h15 – Mesa Redonda 2: “Relato Integrado e o Mercado: desafios e perspectivas"
- A visão do Mercado – Sonia Favaretto - B3 
- A visão do investidor - Raquel Castelpoggi – ABRAPP e Marcia de Luca Micheli – Fundo Real Grandeza 
- A visão das empresas - Renata Bhawan - PETROBRAS 
- A visão Acadêmica – Fabio Moraes – FUCAPE
 
- 12h35 – Abertura para perguntas

- 13h – Encerramento do Ciclo 


Informações Sobre o Evento:
- A inscrição é válida para os dois dias do evento
- Almoço não incluso
- Para a palestra “ O Relato Integrado e o futuro”, não haverá tradução simultânea, sendo seu conteúdo apresentado em inglês


DIRETOR(A) EXECUTIVO(A) RESPONSÁVEL

201866144047921.png Vânia Borgerth - Contadora da Área Financeira do BNDES além de responsável pela promoção das normas internacionais de contabilidade e auditoria e do Relato Integrado tanto no Brasil quando no exterior. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e certificação internacional em IFRS pela ACCA (Association of Certified Chartered Accountants). Representante do BNDES no Advisory Council da IFRS Foundation, no IIRC (International Integrated Report Council) e no Consultative and Advisory Group do IAASB e IESBA – órgão internacional de normas de auditoria e de ética contábil.



Palestrantes/Debatedores

201866142956838.jpg Ana Cristina França de Souza - Sócia e Conselheira da Apsis Consultoria Empresarial, atua há mais de 30 anos em avaliação de empresas, incluindo ativos tangíveis e intangíveis e consultoria imobiliária. Diretora executiva e fundadora do Comitê Brasileiro de Avaliadores de Negócios (CBAN) da ANEFAC. Responsável técnica no Brasil e professora do International Association of Consultants, Valuators and Analysts (IACVA), por onde é internacionalmente certificada como avaliadora com a credencial ICVS - “International Certified Valuation Analyst”. Coordenadora da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado e da Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade.

2018713185343596.jpg Christina Barbosa - Doutora em Administração (UNR), arquiteta (UFRJ), com especializações em Sustentabilidade (Gaia Education Design for Sustainability), Internet Technology (COPPE/UFRJ), Gerência de Sistemas (PUC-RJ) e Computação Gráfica (PUC-RJ). Com certificações como PMP - Project Management Professional (PMI - Project Management Institute) e GRI – Global Reporting Initiative. Professora da FGV nos MBAs de Gerenciamento de Projetos, Gestão Empresarial, Empreendedorismo e Inovação, Saúde e Pessoas. Conteudista da FGV On-line e coautora dos livros “PMO – Escritórios de Projetos, Programas e Portfólio na Prática” da Brasport e “Gerenciamento de Custos em Projetos” da FGV. Diretora Executiva da Empresa B By Conn - Consultoria e Treinamento em Gerenciamento de Sustentabilidade, Projetos, Programas e Portfólio com projetos em empresas como Juçaí, One-O-One, Secretaria Municipal de Educação – RJ, Modo Design, Lev, Pares, Impt!Street, UP line, 6D, O2eco, Inova Urbis, Maraca Hostel, Galderma, Consórcio Baía de Sepetiba, Samsung, Geomecânica, Michelin, Schneider Eletric, Air Liquide, SGD, IESA, Consórcio Ipojuca Interligações, Consórcio AlusaGalvãoTomé, Consórcio ODEBEI, Banco do Nordeste, Banco Central, Andrade Gutierrez, Petrobras, Saint-Gobain, Nokia, Nestlé, White Martins, Globosat, Votorantim Cimentos, VeriSign, TIM e Embratel, entre outras. Em 15 anos como voluntária do PMI, foi membro dos boards globais do GAC - Global Accreditation Center e do LIAG - Leadership Institute Advisory Group, além de Vice-Presidente de Comunicação e de Programas no Chapter Rio de Janeiro. Atualmente é membro da Comissão Brasileira para o Relato Integrado e do Lab60+.

Fábio Moraes - Possui mais de 15 anos de experiência em treinamentos executivos, assessoria e emissão de opiniões em assuntos relacionados à Contabilidade Societária (IFRS, CPCs e USGAAP). É Bacharel, Mestre e Doutor em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo, onde se especializou em realizar pesquisas nas áreas de financial accounting e de financial reporting. Atualmente, é o Coordenador Executivo da FUCAPE no Rio de Janeiro e Professor de seu Programa de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis. Atua também como Diretor da Fundação Brasileira de Contabilidade e é membro do Consultative Advisory Group do International Accounting Education Standards Board (IAESB) e da delegação brasileira nas reuniões do ISAR/UNCTAD (Organização das Nações Unidas).

2018713184946782.jpg Heloísa Rizzo - Mestre em administração pelo IBMEC/RJ é funcionária de carreira do BNDES tendo trabalhado em projetos de planejamento, gestão da sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Técina do Departamento de Relacionamento Institucional do BNDES, acompanha a iniciativa do Relato Integrado como representante do BNDES junto ao IIRC desde o programa piloto e atua na elaboração do relatório anual do BNDES desde 2012.

201871319853255.jpg Humberto Mota Filho - Presidente do Conselho de Governança e Compliance da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Integrante da Lista de Árbitros do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA). Presidente do Conselho Editorial do Instituto Compliance Rio (IC Rio). Pesquisador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas da Democracia (CEBRAD) da UERJ. Ex-Assessor da Presidência do BNDES. Ex-Conselheiro de Governança da Autoridade Pública Olímpica (APO).

201871715244415.jpg Luiz Augusto P. de Andrade Figueira - Bacharel em Matemática formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, tem Mestrado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/RJ. No setor elétrico desde 1985 e atualmente na função de Superintendente de Estratégia, Gestão Empresarial e Sustentabilidade, Luiz Augusto Figueira exerceu, entre outras, a função de Chefe do Departamento Financeiro da Eletrobras (2003 a 2005), Superintendente de Recursos Financeiros da EPE – Empresa de Pesquisa Energética (2005), Assistente da Diretoria Financeira (2005 a 2007) e Diretor Financeiro interino da Eletrobras (2007 a 2008). Conselheiro Fiscal (2014 a 2017) da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR). Desde 2008 integra o Conselho de Administração da Lajeado Energia S.A.

201866143422477.jpg M.Angélica Costa - Consultora em Gestão Integrada e Relato Integrado, da Modena & Ana Consultores Associados, com mais de 28 anos de experiência em Gestão na área de Óleo & Gás, certificada pelo PMI-Project Manager Institute (PMI) como PMP- Project Management Professional. Especialista no modelo de Gestão Integrada (multidisciplinaridade em prática), estabelecido ao longo dos trabalhos através da adoção de um processo contínuo de engajamento das partes interessadas, objetivando o desenvolvimento do senso de pertencimento, de cooperação mútua e construção do sentimento de "unidade", base para o compromisso de todos com um objetivo único – o sucesso dos projetos/ negócio. Engenheira Química, graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-graduada em Educação a Distância, membro da ANEFAC RJ e da Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado - Capítulo RJ.

2018769510402.png Rafael de Moura Rangel Ney - É um dos sócios fundadores de Novotny, Ney, Saldanha, Penna, Ponte, Vianna & Corrêa Advogados. Atua nas mais diversas especialidades do direito empresarial, em arbitragens (tanto domésticas como internacionais), em operações societárias, bem como em contencioso envolvendo conflitos societários variados, tais como ações de dissolução parcial de sociedades e anulações de assembleias gerais, tendo representado também acionistas minoritários de companhias abertas, judicial e extrajudicialmente, inclusive em processos administrativos sancionadores perante a CVM. Rafael tem experiência na representação de clientes em licitações e contratações com o Poder Público, assim como em conflitos judiciais e extrajudiciais envolvendo contratos administrativos e licitações.

2018713184638314.jpg Raquel Castelpoggi - Coordenadora de Responsabilidade Socioambiental/Sustentabilidade da Real Grandeza Fundação de Previdência e Assistência Social; Coordenadora do Comitê Técnico Nacional de Sustentabilidade ABRAPP - Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar; Membro Representante da ABRAPP na Comissão Intrasetorial de Sustentabilidade e Meio Ambiente da FEBRABAN Coordenadora do Fórum de Equidade e Diversidade dos Fundos de Pensão; Coordenadora e coautora dos espetáculos do Grupo de Teatro Real Cena; Graduada em Serviço Social pela UFRJ; Pós Graduada em Gestão da Qualidade- UCAM; Especializações: Gestão de Programas Sociais e Planejamento- UFRJ e Gestão de Responsabilidade Social e da Sustentabilidade - UERJ; Cursando MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade na FGV- RJ; Certificada no Programa de Treinamento da Global Reporting Initiative- GRI

201866143623869.JPG Regiane Abreu - Economista, formada pela UFRJ, com MBE em Economia e Gestão para a Sustentabilidade (UFRJ) e MBA em Gestão de Negócios para o Setor Elétrico (IBMEC/RJ). Especialista em Sustentabilidade da Light S.A., possui mais de 22 anos de Setor Elétrico e desde 2007 atua na área de sustentabilidade. Possui experiência nas áreas de eficiência energética, regulação e planejamento estratégico. Em 2017 passou a atuar na Gerência de Relações com Investidores da Companhia, integrando as atividades relacionadas à sustentabilidade corporativa às informações divulgadas ao mercado.

201861116433574.jpg Renata Bhawan - Ingressou na Petrobras em 2006 na área de fusões e aquisições onde atuou até 2016 na coordenação de todas as etapas dos processos de fusões, aquisições, parcerias, alianças estratégicas e desinvestimentos em diversos segmentos de negócio. Atualmente está na gerencia de Relacionamento com Investidores e é responsável pelo Form 20-F, exigido pela Securities and Exchange Commission (SEC), e pelo Relatório Anual, parte do Relato Integrado da Petrobras. Antes de ingressar na Petrobras, atuou como analista financeira na empresa de telefonia Oi. Formada em economia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui MBA em finanças pelo IBMEC e realizou diversos cursos na área de fusões e aquisições, com destaque para os de negociação, na University of Chicago Booth School of Business, e de fusões e aquisições, na Kellogg School of Management, ambos nos Estados Unidos.

20187695231889.png Renata Maria Novotny Vallarelli - Atua em direito tributário, tanto na área de consultoria quanto no contencioso administrativo e judicial e coordena a área tributária do escritório. Também atua na área societária e de fusões e aquisições (joint ventures, M&A, investimentos estrangeiros no Brasil e brasileiros no exterior), com foco nos aspectos tributários das estruturas e reorganizações a serem implementadas, e financiamentos, inclusive através do lançamento de títulos no exterior.

201866144425530.png Richard Howitt - Chief Executive Officer of the International Integrated Reporting Council. As such he is spearheading the adoption of Integrated Reporting globally and is a major thought-leader in international debates on good corporate governance, shifting investment to the long-term and inclusive capitalism. Richard travels extensively internationally to meet with the over 1,500 global businesses who are adopting Integrated Reporting as well as with advocates of Integrated Reporting in policy and investor communities. He is a member of the B20 group of international business leaders who dialogue with G20 governments. He is also a member of the EU’s multistakeholder platform on the implementation of the Sustainable Development Goals in the EU. Richard has spoken widely on issues of financial stability, sustainable development and capital market reform as part of the United Nations Forum on Business and Human Rights, the OECD Forum on Responsible Business Conduct, the UNCTAD Expert Group on International Standards of Accounting and Reporting and at other international fora.

2018713184755746.jpg Vera Elias - Diretora Executiva da ANEFAC – RJ de Normas Internacionais e CPC. Graduada em Ciências Contábeis e Direito. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC - RJ. Participou do curso “ The Executive Program – Darden Graduated School of Business Administration Universidade de Virgínia. É Coordenadora do Capítulo RJ do IBGC e conselheira fiscal da Mills Estrutura e Serviços de Engenharia. Profissional com 40 anos de experiência na área de controladoria.






LOCAL E DATA

Data: De 18/07/2018 a 19/07/2018 
Horário: 9h00min às 18h00min
Local: BNDES, Edifício Ventura Corporate Towers Av. República do Chile, 330 - Centro - Rio de Janeiro - RJ

PONTUAÇÃO

Este evento está em avaliação para pontuação da Educação Continuada do CFC.



REALIZAÇÃO

PATROCÍNIO

SÓCIO MANTENEDOR

APOIO


OUT / 2018

D S T Q Q S S
  1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31      

TODOS REUNIÕES

PRÓXIMOS EVENTOS

16/10/2018 Porto Alegre - Seminário: A Gestão de Riscos como ferramenta de geração de valor
23/10/2018 Sistemas de gestão de Compliance para empresas de pequeno e médio porte | Reunião Técnica de Processos e Riscos
24/10/2018 Contrate o caráter e treine as habilidades | Reunião Técnica de Liderança e Gestão de Pessoas
25/10/2018 Indicadores voltados a Resultados Exponenciais -Reunião Técnica - Controladoria
26/10/2018 Florianopolis -Seminário: A Gestão de Riscos como ferramenta de geração de valor
30/10/2018 Jurisprudências Relevantes II - Reunião Técnica de Estudos Tributários
07/11/2018 A responsabilidade penal do empresário nos atos da administração da empresa | Reunião Técnica de Jurídico
22/11/2018 Redes sociais e o trabalho | Reunião Técnica de Liderança e Gestão de Pessoas
27/11/2018 Jurisprudências Relevantes III - Reunião Técnica de Estudos Tributários
29/11/2018 Leasing | Reunião Técnica de Normas Internacionais de Contabilidade
12/12/2018 Desafios da liderança e gestão de pessoas | Reunião Técnica de Liderança e Gestão de Pessoas
31/12/2018 Programa Fidelidade Congresso 2019





ANEFAC Congresso ANEFAC Troféu Transparência Profissional do Ano Pesquisa de Juros Associe-se Contato
São Paulo

(11) 2808-3200

Rua 7 de Abril, nº 125 - Cj. 405 - 4º andar - República
São Paulo - 01043-000


eventos@anefac.com.br
Rio de Janeiro

 (11) 2808-3200




Campinas

(11) 2808-3200




Curitiba

 (11) 2808-3200




Salvador

 (11) 2808-3200





© ANEFAC. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da ANEFAC. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved. Site desenvolvido por Acessa Brasil Internet