Troféu Transparência 2018


Sobre o Prêmio

Troféu Transparência - 22 anos de sucesso.

A busca pela transparência e prestação de contas por meio das informações divulgadas pelas companhias aos investidores e analistas de mercado é um processo contínuo e que deve ser aprimorado ano após ano. Esta é a atitude em comum entre as empresas ganhadoras do Troféu Transparência, premiação realizada há 22 anos pela ANEFAC, em parceria com Fipecafi e Serasa Experian.

Apesar dos avanços observados ao longo da história do Prêmio, os membros da comissão organizadora do Troféu Transparência ainda percebem muito a ser feito para que as divulgações atinjam a materialidade ideal, tendo como foco a qualidade em detrimento da quantidade.

Francisco Morandi, vice-presidente global de Estratégia Corporativa e Investimentos para os negócios da AES Corporation:

“Ser transparente significa divulgar informações com clareza e objetividade, sendo elas positivas ou não. Na nossa visão, empresas transparentes trazem credibilidade, confiança e sustentabilidade ao negócio. O Troféu representa uma iniciativa de valor enorme para o mercado, pois atrai investimentos e valoriza as empresas”

José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian:

“A Serasa Experian é parceira desse Prêmio há 22 anos. Acreditamos que o Troféu Transparência é o precursor do que hoje, aparentemente, é normal - esperar que as empresas sejam transparentes.“ 

 Leonardo Magalhães, superintendente de controladoria da CEMIG:

A Cemig recebe o Troféu Transparência pela 13ª vez. Estar entre as ganhadoras do Troféu Transparência representa um reconhecimento externo do seu compromisso em apresentar informações confiáveis, relevantes e claras sobre seus negócios. A empresa acrescenta que isso permite aos investidores e demais partes interessadas realizarem suas avaliações de forma segura, reduzindo riscos em suas decisões, o que poderá refletir na companhia em menores custos financeiros para captação de recursos e reconhecimento do mercado investidor.

 História

Criado em 1997, o Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN incentiva a transparência corporativa no mercado. Com a avaliação técnica da FIPECAFI e o incentivo da Serasa Experian, a comissão julgadora avalia rigorosamente as práticas de transparência nas informações contábeis publicadas ao mercado por meio das demonstrações financeiras.

Em 22 anos de história, o Troféu Transparência premiou diversas companhias nos setores de Serviços, Indústria e Comércio, que se destacaram pela qualidade na apresentação de suas informações contábeis.

Ao longo dos anos, demonstrações com valor agregado, balanço social e fluxo de caixa passaram a fazer parte das informações prestadas por um grande número de companhias e não apenas das melhores demonstrações indicadas. Na 8ª edição, pela primeira vez, o Troféu Transparência teve duas categorias de premiação: empresas de capital aberto e empresas de capital fechado. Em 2006, o evento completou 10 anos premiando essas duas categorias.

Diante das desafiadoras mudanças nas práticas contábeis, o Troféu Transparência - Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN - acompanha o desenvolvimento das demonstrações adotadas ao longo de sua história, incentivando a excelência na prestação de contas do empresariado brasileiro.

O Troféu Transparência está dividido em duas categorias: Companhias com Receita Líquida acima de R$ 5 bilhões, Companhias com Receita Líquida até R$ 5 bilhões.



PATROCÍNIO

ANÁLISE TÉCNICA


APOIO

REALIZAÇÃO






ANEFAC Congresso ANEFAC Troféu Transparência Profissional do Ano Pesquisa de Juros Associe-se Contato
São Paulo

(11) 2808-3200

Rua 7 de Abril, nº 125 - Cj. 405 - 4º andar - República
São Paulo - 01043-000


eventos@anefac.com.br
Rio de Janeiro

 (11) 2808-3200




Campinas

(11) 2808-3200




Curitiba

 (11) 2808-3200




Salvador

 (11) 2808-3200





© ANEFAC. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da ANEFAC. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved. Site desenvolvido por Acessa Brasil Internet