Notícias


Líder do Relato Integrado defende transparência no Brasil

Novo CEO do IIRC, Richard Howitt vem para encontros fomentam boas práticas de governança

• Novo CEO do International Integrated Reporting Council (IIRC) chega ao país para promover novo modelo de comunicação de resultados das empresas
• BNDES é uma das empresas brasileiras que aderiram à metodologia que integra demonstrações financeiras e elementos intangíveis, como sustentabilidade

Para promover a adoção pelas empresas do chamado Relato Integrado, o novo CEO do International Integrated Reporting Council (IIRC), Richard Howitt, chega ao Brasil no próximo dia 14 de março para uma série de encontros com representantes de companhias, órgãos de regulação e entidades que fomentam boas práticas de governança. Baseado em Londres, o IIRC lidera uma iniciativa global para ampliar a adoção do Relato Integrado, o modelo de comunicação dos resultados das empresas que apresenta no mesmo padrão demonstrações financeiras e elementos intangíveis, como capital intelectual, governança e sustentabilidade socioambiental.

A agenda de Howitt no Brasil foi organizada pelo BNDES, que já aderiu ao modelo em seu esforço para ampliar mecanismos de transparência e integra a Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado. Ao adotar essa modalidade de divulgação de resultados, as empresas passam a tratar de forma integrada informações financeiras e não financeiras, como as contempladas geralmente em relatórios de sustentabilidade. Com isso, aumenta a transparência da empresa diante de investidores, fornecedores, clientes, trabalhadores e da sociedade em geral.

Meta de universalização em cinco anos - A meta do IIRC é universalizar o uso do Relato Integrado em cinco anos, num processo semelhante ao da adoção do padrão IFRS para balanços financeiros. Atualmente, cerca de 1.500 empresas em todo o mundo estão em processo de adoção do Relato Integrado, sendo que 300 já divulgam resultados sob esse modelo. Entre elas, gigantes multinacionais como GE e Tata Steel. No Brasil, 12 empresas já aderiram, com destaque para BNDES, Itaú Unibanco e Votorantim.

O crescimento dessa modalidade de divulgação de resultados em economias desenvolvidas como as da União Europeia e o Japão tem sido apontado como um fator que reduz o custo de capital e aumenta o valor de mercado das companhias. Isso porque o Relato Integrado amplia a visão do mercado sobre os riscos e potenciais de uma empresa. A África do Sul é o primeiro país a tornar o modelo obrigatório para empresas listadas em bolsa.
Howitt, que assumiu o cargo no final de 2016, estará no Brasil entre os dias 14 e 16 de março. Ele dará palestras e participará de seminários sobre a importância de as empresas se prepararem para essa nova forma de comunicar seus resultados e o impacto que causam na sociedade.

Entre os principais eventos de que ele participará estão um painel no Rio, uma palestra no Seminário Internacional de Acesso à Informação, do Ministério da Transparência, em Brasília, e um grande evento sobre Relato Integrado no Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, com previsão de entrevista coletiva. (Veja a agenda completa abaixo)

Como se trata de uma tendência crescente na regulação de vários países, o IIRC mobiliza comissões de profissionais da área de governança corporativa em vários países para fomentar a difusão de informações sobre o Relato Integrado. Segundo a superintendente da Área de Controladoria do BNDES, Vania Borgerth, coordenadora da comissão brasileira, o movimento ligado ao IIRC no Brasil já é o maior do mundo, com mais de 500 participantes. O crescimento da comissão no Brasil chamou a atenção das Nações Unidas, que deve contemplar a experiência brasileira no seu próximo relatório sobre o tema.

Biografia – O britânico Richard Howitt assumiu a direção do IIRC em novembro de 2016 após duas décadas como membro do Parlamento Europeu, onde relatou projetos relacionados a governança corporativa e representou a União Europeia junto a organismos multilaterais na discussão de regras internacionais de governança corporativa. Ele atuou na consolidação das diretrizes da União Europeia sobre o tratamento de informações não financeiras pelas empresas, considerada uma das maiores inovações na comunicação empresarial em todo o mundo. Antes de se tornar CEO do IIRC, Howitt atuou como representante da organização em encontros internacionais como a Rio+20. Ele está envolvido com o desenvolvimento do conceito de Relato Integrado desde a origem do IIRC, na edição de 2009 do fórum anual sobre contabilização da sustentabilidade, promovido pelo Príncipe de Gales no Reino Unido. Howitt ainda integra esse fórum, além de grupos de trabalho sobre governança corporativa e desenvolvimento sustentável em organizações multilaterais como ONU, G20, OCDE e UNCTAD.

Conheça a agenda de Howitt no Brasil aberta à imprensa:

14/03 – Terça-feira (RJ e SP)
9h às 12h - Fórum sobre Relato Integrado
Local: Auditório da E&Y – Praia de Botafogo, 370, Rio de Janeiro - RJ
Assessoria de imprensa da E&Y: Amanda Trolezi amanda.trolezi@maquinacohnwolfe.com (11) 3147-7397 / 98490-6252

15/03 – Quarta-feira (SP)
8h às 17h – Seminário sobre Relato Integrado
Programação
• 8:00 - Café da manhã com representantes de empresas de auditoria, do Ibracon e dos conselhos regional e federal de contabilidade
• 9:15 – Palestra “O que é Relato Integrado” (Vania Borgerth, BNDES)
• 9:50 – Painel “Experiências com Relato Integrado” (representantes de CVM, BM&F Bovespa, Itaú-Unibanco, entre outros)
• 11:15 – Palestra “Relato Integrado: onde estamos e quais são as tendências futuras” (Richard Howitt, IIRC)
• 12:10 às 12:40 – Entrevista coletiva
• 15:00 às 16:30 – Reunião da Comissão Brasileira do Relato Integrado
Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-SP) – Rua Rosa e Silva 60, São Paulo – SP






+ LIDAS

E-Social propõe discussão em 360 graus

Redes Wi-Fi gratís colocam empresas na mira da justiça

"Guia de Educação Financeira no Ambiente de Trabalho"

IASB propõe modificações no IAS 1

Versão 1.0 do Relato Integrado será lançada em dezembro








ANEFAC Congresso ANEFAC Troféu Transparência Profissional do Ano Pesquisa de Juros Associe-se Contato
São Paulo

(11) 2808-3200

Rua 7 de Abril, nº 125 - Cj. 405 - 4º andar - República
São Paulo - 01043-000


eventos@anefac.com.br
Rio de Janeiro

 (11) 2808-3200




eventosrj@anefac.com.br
Campinas

(11) 2808-3200




eventoscamp@anefac.com.br
Curitiba

 (11) 2808-3200




curitiba@anefac.com.br
Salvador

 (11) 2808-3200




eventossalvador@anefac.com.br

© ANEFAC. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da ANEFAC. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved. Site desenvolvido por Acessa Brasil Internet