Notícias


A tecnologia na Contabilidade e a educação continuada foram temas de evento promovido pela ANEFAC, CRCSP e IMA

“Os temas são de extrema relevância e afetam toda a sociedade”, declarou Edmir Lopes de Carvalho, o presidente da ANEFAC, ao dar as boas-vindas ao público.

O fórum “O Contador na Era da Tecnologia: Estratégias para seu Desenvolvimento Continuado” realizado em 11 de setembro de 2018 pela ANEFAC, CRCSP - Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo - e Institute of Management Accountants (IMA – Instituto de Contabilidade Gerencial, no original em inglês) trouxe à tona duas discussões importantes a classe contábil. “Os temas são de extrema relevância e afetam toda a sociedade”, declarou Edmir Lopes de Carvalho, o presidente da ANEFAC, ao dar as boas-vindas ao público.

Ao fazer a abertura do evento, Marcia Ruiz Alcazar, presidente do CRCSP, destacou a importância da tecnologia no dia a dia das empresas e da Educação Profissional Continuada como forma de preparar os profissionais da contabilidade para esta nova realidade. “Esperamos levar informações atualizadas para que todos os profissionais possam realizar a atividade.”

Foram realizados dois painéis sobre as aplicações da tecnologia na profissão contábil: “Educação Profissional Continuada à Luz da Norma Brasileira de Contabilidade”, ministrado por Alcazar, presidente do CRCSP, Lucélia Lecheta, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e Angela Zechinelli Alonso, coordenadora da Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCSP. E “O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade”, apresentado Lisa Beaudoin, pela diretora do IMA, com participação de Edmir Lopes de Carvalho, presidente da ANEFAC, João Carlos Castilho Garcia, conselheiro da ANEFAC e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSP e os vice-presidentes da ANEFAC de Administração e Finanças, Marcus Beszile, e de Relações Institucionais, Maria Helena Pettersson, como debatedores.

Lucélia Lecheta, no painel “Educação Profissional Continuada à Luz da Norma Brasileira de Contabilidade”, falou sobre a evolução que vem acontecendo ao longo dos anos e destacou o processo de pontuação. “Com tanta tecnologia é importante estarmos cada vez mais capacitados para que não haja mais o desnivelamento entre os profissionais”.

Angela Alonso fez uma analogia com o funcionamento dos algoritmos nos softwares para ressaltar o pensamento necessário para uma gestão eficiente. “O pensamento da educação continuada é mais voltado as novidades que o mercado está oferecendo na área da contabilidade para que possamos nos aperfeiçoar”. Enquanto Alcazar, explicou o processo de evolução que passa o país e a necessidade da valorização do profissional da contabilidade.

No painel “O Impacto da Inteligência Artificial na Contabilidade”, Lisa Beaudoin ressaltou que a inteligência artificial já permite a automação de diversas rotinas nas empresas, permitindo aos profissionais se concentrarem em funções mais gerenciais. “A automação de processos não é algo que irá ocorrer no futuro, ela está acontecendo agora. E a história nos ensina que devemos evoluir e nos adaptar, ou seremos deixados para trás”.

Edmir Lopes de Carvalho advertiu que a inteligência artificial não irá substituir o contador, mas sim as rotinas contábeis. “A capacidade de análise e interpretação, necessárias para tomar decisões gerenciais, é o nosso diferencial. Enquanto que Maria Helena Pettersson e Marcus Beszile o fundamental é que os profissionais estejam preparados para esta mudança de paradigma, o que só é possível através do aprendizado e atualização contínuos.










ANEFAC Congresso ANEFAC Troféu Transparência Profissional do Ano Pesquisa de Juros Associe-se Contato
São Paulo

(11) 2808-3200

Rua 7 de Abril, nº 125 - Cj. 405 - 4º andar - República
São Paulo - 01043-000


eventos@anefac.com.br
Rio de Janeiro

 (11) 2808-3200




Campinas

(11) 2808-3200




Curitiba

 (11) 2808-3200




Salvador

 (11) 2808-3200





© ANEFAC. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da ANEFAC. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. All rights reserved. Site desenvolvido por Acessa Brasil Internet